Instalação do Tiro de Guerra

O Centro de Instrução e Formação das Forças Armadas prepara jovens para o serviço militar em cidades sem quartéis, permitindo que cumpram o dever militar obrigatório localmente como "atiradores".
O Centro de Instrução e Formação é uma organização das Forças Armadas responsável por preparar cidadãos da reserva no Exército Brasileiro. Estão localizados em cidades menores que não contam com quartéis, permitindo que jovens completando 18 anos cumpram seu dever militar obrigatório sem sair de sua cidade natal. Os jovens que servem nesses centros recebem o título de “atiradores”.

Portanto, para se tornar um atirador, basta morar em uma cidade com um Centro de Instrução e realizar seu registro no serviço militar, acessando o site de alistamento ou indo à Junta de Serviço Militar mais próxima.

Os atiradores recebem treinamento das 6 às 8 horas da manhã. Assim, podem conciliar o serviço militar com estudos ou trabalho.

Por um período entre 6 a 10 meses, o atirador participa de atividades específicas das Forças Armadas como: treinamento físico, marchas, acampamentos, instruções de armas e tiro, camuflagem, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios e outras.

Além disso, o atirador também colabora em ações cívico-sociais em sua comunidade, como campanhas de vacinação e coleta de agasalhos.

Em conclusão, além de permitir o cumprimento do Serviço Militar Inicial, esses centros promovem entre os atiradores a difusão de civismo, cidadania e patriotismo, formando assim cidadãos conscientes de seus deveres para com o país.