O Nordeste possui grande valor histórico, social, político e, principalmente cultural para o Brasil. A região onde o Brasil nasceu apresenta características herdadas do encontro das culturas portuguesas, negra e indígenas. Os costumes, as crenças, os cultos religiosos, as artes, a literatura popular, as danças e os hábitos frutos dessa miscigenação geraram uma das culturas mais belas e ricas do país.
Conhecida por ter uma representatividade forte, a região do Nordeste é uma das mais ricas do Brasil, em termos de costumes, crenças, festividades, variação linguística, artes, literatura e gastronomia. Estas heranças culturais, além de serem transmitidas nos estados que compreendem as Regiões Norte e Nordeste, também são resguardadas pelo Centro de Tradições Nordestinas (CTN).
A entidade realizará uma série de eventos anuais e temporários, incluindo shows de música, gastronomia, festas comemorativas e religiosas. Forró arretado e comida boa com tempero nordestino é o que não pode faltar por lá.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta, sábados, domingos e feriados. A entrada é gratuita em todos os dias.
O Centro de Tradições Nordestinas é um excelente local para os pequenos conhecerem melhor a cultura rica do Nordeste brasileiro. Por isso, eles possuem diversas atrações para as crianças:
Eles ainda oferecem atividades específicas para elas, que incluem:
Oficina de pintura facial: As crianças podem pintar o rosto com desenhos de animais, flores, personagens de desenhos animados e muito mais.
Oficina de culinária: A garotada tem a oportunidade de aprender a preparar pratos típicos da culinária nordestina, como bolo de fubá, tapioca e acarajé.
Oficina de música: Sanfona, zabumba e triângulo e outros instrumentos musicais nordestinos estão disponíveis para que as crianças aprendam a tocar .
Oficina de dança: A criançada por aí gosta de dançar? Forró, xaxado e maracatu são algum dos ritmos que eles podem aprender na oficina.
E os pais podem levar os filhos com tranquilidade: a estrutura do CTN é bastante adequada para famílias com crianças. O espaço é amplo e bem arborizado, oferecendo um ambiente agradável para as crianças brincarem e se divertirem.
Festejos
São João, que acontece todo ano, sempre no mês de junho. São oito dias de festa com muito forró pé de serra, grupos folclóricos, quadrilha e diversão.
Na Vila dos Sabores o público encontra uma variedade de pratos típicos de festa junina, incluindo os mais pedidos como milho verde, arroz doce, curau, pamonha e petiscos. É o lugar certo para quem gosta de pratos típicos: carne de sol com mandioca, moqueca de sururu, baião de dois e outros pratos apetitosos. Tem escondidinho de carne seca, bobó de camarão e outros. Bolo de rolo, munguzá e doce de mamão com rapadura não faltam no cardápio.
Música
A programação musical reúne vários shows para o público se divertir. Forró, arrocha, sertanejo, samba e outros estilos. Diversos artistas sobem ao palco cantando o melhor do xote, baião e forró eletrônico.
Em Luís Eduardo através da LEI ORDINARIA n° 198/2004 de 30 de dezembro de 2004, que torna de Utilidade Pública o CTN – Centro de Tradições Nordestinas”. Cujo o cnpj está inapto Centro de tradições nordestinas do oeste da Bahia. Fica declarado de Utilidade pública, o CTN – Centro de Tradições Nordestinas, sob inscrição do CNPJ nº 06.003.095/0001-83, com sede à rua 21 de Abril, Ad. 17 Lt. 11, bairro Jardim Paraíso, em Luís Eduardo Magalhães.
Esse é um projeto que irá fazer com que o turismo, a cultura, a diversão para toda a família seja um fator de orgulho tanto cultural por aqui se tratar de Nordeste e Bahia; e diversidade já que aqui existe o Centro de Tradições Gaúchas (CTG).